Leandro Benko para Leigos

Stiglitz prossegue: Os Estados Unidos davam ordens a todos, em especial depois da crise no Leste Asiático, Derivado do este capitalismo de compadres e seus perigos. Se a pregaçãeste do Ocidente não é levada a sério em todos os lugares, devemos compreender por quê.

É mister lembrar qual nossos recursos econômicos ou fatores do produçãeste são limitados e os nossos desejos ilimitados, por conta desse processo de acumulação do capital. Nascemos, crescemos e morremos à luz do consumismo.

Em países usando dimensões continentais tais como o Brasil é inviável pressupor que o desenvolvimento econômico e social dar-se-á isento o desenvolvimento simultâneo e competitivo nos setores primário (agricultura), pelo setor secundário (indústria) e pelo setor terciário (de serviçESTES).

Para garantir e "auxiliar" no processo das chamadas reformas estruturais, parte integrante dos programas por estabilização imposta pelo FMI, Tesouro Norte-Americano e as demais instituições multilaterais (BIRD, BID, por exemplo) incrementaram a "monitoraçãeste" saiba como recurso à implementaçãeste das alterações modernizadoras nos países em desenvolvimento, com este envio do missões compostas por um grupo por economistas do FMI de modo a Manter os resultados Destes acordos assinados pelos países devedores, na verdade um novo nome de modo a a velha ingerência nos assuntos internos.

De modo a se fortalecerem no Nicho global, otimizarem o comé especialmentercio exterior e ampliarem este potencial produtivo por suas economias, ESTES países lançam mão de políticas por integração entre eles, que se processam atravfois de cinco estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedagios:

Esses processos estão presentes nas atividades por organizações internacionais saiba como o Banco Mundial e o FMI, de que deveriam servir do agentes monetários reguladores e do fomento a serviço DE nações, contudo de que na realidade agem na direçãeste oposta, atuam de modo a garantir o equilíbrio das economias e AS SUAS moedas, ou mesmo que, estão agindo em nome do mercado, segundo os interesses qual predominam no âmbito das corporações.

A funçãeste de produçãeste mostra a produçãeste máxima (volume de produçãeste) qual uma empresa Pode vir a obter de um Resultado para cada combinaçãeste específica do insumos (matéria-prima, mãeste-de-obra, vigor, entre outros), ou fatores de produção em 1 determinado período do tempo, mediante a escolha do processo por produção Muito mais adequada. Ela Têm a possibilidade de ser representada da seguinte ESTILO:

3. Reforma Tributária baseada na ampliaçãeste da base A cerca de a qual incide a carga tributária (aumento da ministério tributária bruta), utilizando maior peso nos impostos indiretos e menor progressividade nos impostos diretos.

O liberalismo clássico defendia o livre Nicho (laissez-faire), os produtores eram movidos pelo desejo egoísta do obter Ainda mais lucros (capitalistas) e concorriam entre si de modo a atrair os consumidores; por força do Comércio, este capital e o manejorefregatráfego seriam investidos da forma mais produtiva possível, organizando a produção da maneira menos dispendiosa possível, levando ESTES produtores a aprimorarem constantemente a qualidade de seus suplementos alimentares.

Precisamos construir 1 moderno paradigma que seja capaz do se contrapor a esse processo, em de que a competitividade e este consumo não sejam sinônimos de desunião e desumanidade em nome do lucro, mas imaginar de que este progresso tecnológico Têm a possibilidade de ser Ainda mais natural equacionado e estar a serviçeste tente aqui da humanidade.

Há uma forte relaçãeste entre este conceito por globalizaçãeste em qual nos querem fazer acreditar e seus malefícios ao Brasil, haja vista ESTES alarmantes níveis por desemprego gerados nas dfoicadas do 80 e 90, associados a uma educação formal precária e ausente em muitas localidades deste país, que produz uma multidão por trabalhadores desqualificados e propicia 1 forte desajuste nas famílias.

Ao exatamente tempo cria-se uma concorrência desregulada, fruto do processo por "reestruturaçãeste capitalista e este emprego", gerando um impacto perverso no Nicho por trabalho, elevando os índices do desemprego e a desigualdade social, afetando diretamente as famílias.

O economista norte-americano Milton Friedman, membro da Escola de Chicago, é apontado saiba como este primário teórico da Escola Monetarista. Friedman sustenta qual as variações da atividade econômica são resultado DE variações na oferta por moeda, e nãeste DE variações nos investimentos. A provisão do moeda é o fator central do controle pelo processo por desenvolvimento econômico.

Logo, podemos afirmar que este poder exercido pelas grandes companhias cumpre uma ação por natureza desagregadora, excludente, fragmentadora, não admitindo qualquer objeção nem julgamento DE AS SUAS ações por Parcela do poder público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *